De seg. a sex. das 8h às 20h. Sáb. das 8h às 12h

Periodontite: saiba o que é e como tratá-la!

Tempo de leitura: 3 minutos

A periodontite, também conhecida como doença periodontal, é uma infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos específicos que envolvem e sustentam os dentes. Essa parte da arcada dentária, inclusive, é coletivamente nomeada como periodonto.

Vale ressaltar também que a enfermidade é a segunda fase da gengivite e ainda mais grave. Isso porque, uma vez diagnosticada, a periodontite é irreversível e pode levar à perda permanente dos dentes.

Continue lendo o artigo completo que preparamos e saiba mais sobre a doença! Além disso, procure os especialistas da Rizi Dental Center e informe-se sobre o tratamento para periodontite!

O que causa a periodontite?

De forma resumida, introduzimos o que é periodontite e como ela pode ser prejudicial à saúde da sua boca. Mas, afinal, o que a causa? A resposta é simples, o principal motivo para a doença é quando uma gengivite não é tratada.

Isso porque ela ocorre pela formação de placa bacteriana na parte superior e embaixo da linha da gengiva, onde os dentes se encontram. A condição pode danificar — de forma irreversível — os ossos e tecidos responsáveis pela sustentação dos dentes.

Além disso, o dano no tecido é capaz de separar a gengiva dos dentes, criando pequenos espaços ou “bolsões”, que possibilitam a formação de outras placas bacterianas e infecções. Dessa forma, com o agravamento da situação, o osso sofre erosão e, caso não seja tratada, pode resultar em dentes soltos.

Quais são os sintomas de periodontite?

Para um tratamento eficaz, é necessário prestar bastante atenção aos sinais do seu corpo. Então, abaixo listamos alguns dos sintomas de periodontite para você estar atento e procurar o dentista logo no início. Confira!

  • Inflamação gengival;
  • Sangramentos na boca — especialmente durante a escovação e uso do fio dental;
  • Gengivas com coloração mais escura;
  • Mau hálito;
  • Alteração no paladar;
  • Dores na boca.

Vale ressaltar também que, quando o osso e os tecidos responsáveis pela fixação dos dentes não foram totalmente danificados, os sintomas mais comuns incluem inchaço e vermelhidão no contorno da arcada dentária.

Como prevenir a periodontite?

A principal forma de evitar a periodontite avançada é consultando o dentista regularmente. Afinal, o dentista consegue diagnosticar problemas que podem ocasionar a gengivite e, posteriormente, a periodontite.

Mas, é claro que também não podemos esquecer da higienização. Até porque, a má higiene bucal está diretamente relacionada a problemas de saúde na arcada dentária.

Então, faça o uso da escova de dente e fio dental após cada refeição. Isso impede que as bactérias se fixem na gengiva!

Como tratar a periodontite?

O tratamento da periodontite é feito por procedimentos como a limpeza bucal minuciosa no consultório. Além disso, o profissional pode receitar anti-inflamatórios, antibióticos e bochechos com enxaguantes bucais antissépticos.

Mas, em alguns casos, também é necessário realizar uma pequena cirurgia para higienizar as áreas mais prejudicadas do osso e gengiva. Vale lembrar que, o tratamento apenas ajuda a controlar o avanço da doença. Afinal, tecidos degenerados não podem ser reconstruídos novamente!

Agende uma avaliação completa na Rizi Dental Center

Qual a diferença entre periodontite e gengivite?

As duas doenças estão diretamente relacionadas, por isso, a gengivite e periodontite são marcadas pelo inchaço e vermelhidão das gengivas. Isso sem falar no sangramento durante a escovação e limpeza com o fio dental.

No entanto, os danos no periodonto possuem sintomas e riscos ainda mais perigosos. Sendo considerado, uma segunda fase da gengivite! Assim, a principal diferença entre ambas as doenças está no cuidado com a saúde bucal do paciente!

Confie na Rizi Dental Center para tratamento de periodontite!

Agora que você já sabe o que é periodontite e como tratá-la, confie na experiência dos profissionais da Rizi para ajudá-lo com um tratamento eficaz!

Além disso, conheça a plástica gengival para corrigir pequenas imperfeições nas gengivas e, assim, evitar problemas como a periodontite crônica.

Entre em contato pelo número (21) 3411-1001 ou pelo nosso site e marque a sua avaliação!